quinta-feira, 30 de julho de 2009

Reciclagem Semântica

Um dos motivos pelos quais o I.D.H. da República dos PsicoTrópicos está entre os mais altos do mundo é a emenda constitucional que baniu a hipocrisia e suas variantes (tucanês dá cadeia por aqui) dos documentos oficiais, discursos públicos e qualquer forma de veiculação de mensagens que não esteja confinada à residência do emissor. Há uma limitada complacência em relação aos floreios, mas apenas para mostrar que temos a mente aberta.

Um de nossos adidos culturais coletou, ao longo de suas visitas ao Brasil, exemplares interessantes do uso prático da língua (nenhum duplo sentido intencional, mas esteja à vontade). Tratam-se de exemplos “sal-da-terra”, humor democrático que contempla tanto os ricos quanto as pessoas de verdade. Coisa bem pensada, complexa de tão simples. Nada de gírias engolidoras de sílabas, mulheres adjetivadas com frutas ou charges políticas de semanários com títulos no imperativo.

Nesta primeira edição da Reciclagem Semântica, apresentaremos a mulher-granada, a rainha do lodo e o apartamento-marmita.

Mulher-granada é um conceito simples. Trata-se da feia que se cerca de amigas bonitas. O grupo de rapazes na outra mesa terá que eleger um heróico voluntário para se jogar sobre a granada e garantir o avanço do batalhão. Um brinde aos heróis, e que nunca faltem por nós.

A rainha do lodo é um conceito simetricamente complementar ao anterior. Trata-se da mulher mais-ou-menos que se cerca de amigas feias, e assim pretende concentrar em si todos os olhares do boteco através de concorrência desleal. Rainhas do lodo costumam odiar mulheres-granada e “Uma mente brilhante”.

Finalmente, o apartamento-marmita. Trata-se do típico domicílio de solteiro, de ambos os gêneros, pequeno demais para uma reunião social que não envolva corpos muito próximos. Nas palavras sábias de Fransueldes de Abreu, “entrou, é comida”.

Entendam, o adido estava de férias. Quando ele estiver trabalhando, já nos prometeu um relatório completo dos termos exclusivos da vida corporativa.

2 comentários:

  1. Cara,

    Demorô pra você ter um blog!!!

    Valeu!!!

    Hahahahahahahahahahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. eeehhhh

    bonitinho esse lugar... sabe pq eu amo o deus dos portais?? pq ele olha oq já foi e a merda que pode dar.. huahahau

    ResponderExcluir